O governo do estado de São Paulo anunciou um novo modelo de concessão para as rodovias que ligam as cidades do Circuito das Águas, contemplando um trecho de 533 km e a implantação de 37 pedágios no sistema free flow, com cobrança automática proporcional ao percurso rodado.
O que é o Free Flow?
No modelo Free Flow, os veículos não precisam parar em praças de pedágio — sensores e câmeras instalados em pórticos registram a passagem e calculam automaticamente o valor a ser cobrado, com base nos quilômetros percorridos. Motoristas com TAG eletrônica têm direito a um desconto de 5 % sobre a tarifa básica de R$ 0,1477 por quilômetro em pista simples.
Investimento e cronograma
- Valor total estimado: R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos vrum.com.br+3estadao.com.br+3diariodolitoral.com.br+3.
- Publicação do edital: prevista para o 2º trimestre de 2025 (até junho) twitter.com+7diariodolitoral.com.br+7vrum.com.br+7.
- Leilão da concessão: agendado para o 3º trimestre de 2025 diariodolitoral.com.br+3estadao.com.br+3portalon.com.br+3.
- Assinatura do contrato: prevista para janeiro de 2026, iniciando a transição para a iniciativa privada diariodolitoral.com.br+1vrum.com.br+1.
Benefícios previstos
- Implantação de 187 km de duplicação em rodovias, incluindo 46 km na SP-342 (Adhemar Pereira de Barros).
- Criação de 10 km de vias marginais, novos dispositivos de acesso, passarelas de pedestres e contornos urbanos.
- Expansão da infraestrutura com 109 km de faixas adicionais, 133 km de acostamentos, 89 km de marginais e adequações ao longo do trajeto.
- Proteção ao meio ambiente: construção de passarelas para fauna, túneis, cercas e dutos para minimizar atropelamentos de animais silvestres.
Reação de moradores e parlamentares
As 11 câmaras municipais da região — chamadas de Parlamento Regional — criticaram a proposta, afirmando que os pedágios podem afetar negativamente a mobilidade de trabalhadores, estudantes e comerciantes locais. Uma audiência pública foi marcada para o dia 15 de maio em Serra Negra, com participação de prefeitos, vereadores e deputados para debater o tema.
Segundo as lideranças, trata-se de “um ataque à mobilidade” que pode gerar cobranças “injustificadas”, prejudicando especialmente quem depende dessas vias para o dia a dia.
Próximos passos
- As contribuições da população, coletadas em audiências públicas e consultas on-line, estão sendo avaliadas pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e podem ser incorporadas ao edital diariodolitoral.com.br+2portalon.com.br+2estadao.com.br+2.
- Se aprovadas, as especificações finais deverão integrar o edital, cujo lançamento está previsto até junho de 2025.
- Após o leilão no 3º trimestre de 2025, estimativa é que a transição começe em janeiro de 2026 diariodolitoral.com.br+2portalon.com.br+2estadao.com.br+2.
Regiões afetadas
A área de concessão contempla 31 municípios, entre os quais: Águas da Prata, Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Itatiba, Mogi Mirim, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro e outros destinos turísticos famosos do interior paulista